segunda-feira, 15 de março de 2010

Para falar de preconceito.

Quebrando mais um vez meu bloqueio em escrever sobre Tv. Volto a usar como centro da reflexão o BBB. Por se tratar de um programa de realidade (dependendo do conceito de realidade de cada um) as emoções por ele geradas são mais reais do que as obras de ficção.
O até então favorito para levar os 1,5 milhões é o lutador Marcelo Dourado. Sua figura é dúbia, de original a preconceituoso ele divide opiniões. A questão trás muitas reflexões dentre estas uma questão interessante de ser pensada: o preconceito.
Dourado é preconceituoso e machista sim. Assim como uma boa parte dos homens do pais. Faz infelizmente parte da cultura. Pessoalmente acredito que a alcunha de homofobico não lhe caiba. O que entendo por homofobia, que é a perseguição e violência física, moral ou psicológica para com homossexuais dentro do contexto do programa não observei. Apesar de alguma parte do apoio que o moço venha recebendo seja de homofobicos, atraídos pela imagem midiática. Não acredito que seja culpa dele ser seguido por idiotas.

Algumas declarações do moço soaram pesadas, como a de que só gays pegam AIDS e ao gritar para que o maquiador e drag queen Dicesar “seje homem”. Preconceito de fato (e um pouco de assassinato do português) e por ignorância nos dois casos. Ignorância essa o centro de qualquer preconceito, dentre eles os nossos.

O alarde causado pelos movimentos de inclusão de minorias, a nível internacional inclusive, para com as declarações do rapaz não foi entendida por uma boa parte das pessoas e consideradas até exageradas. Houve uma certa dose de exagero talves. Mas deve-se compreender. Em anos de segregação e humilhação, qualquer frase, qualquer comentário que reflita preconceito por menor que seja pesa. Qualquer atitude preconceituosa, para alguns comum, trás consigo tudo que estes tiveram que ouvir ou sentir desde que perceberam-se diferentes de uma maioria dominante. Trás consigo o peso das mortes de amigos e conhecidos, humilhações, expulsões de casa, agressões físicas e morais que principalmente os mais antigos presenciaram. Trás o peso de todo um grupo que teve que remar contra a maré revolta durante anos e anos para que hoje pudéssemos estar (quase) livremente discutindo sobre sexualidade. E isso é por si só muita coisa. É entendível que não se tolere mais nada que já se esteja, no popular, de saco cheio.

Esse não é um texto a favor deste ou qualquer participante do BBB, até porque não torço nem de longe para Marcelo Dourado. Meu problema com ele é utópicamente “pessoal”. Não agüentaria durante muito tempo alguém com o dedo em riste me dizendo qualquer “verdadinha” com pompa de quem sabe. Acho um saco. Mas não tem nada a ver com preconceito. Ou talves tenha: O meu para com pessoas cheias de verdade. Detesto.

Dentro de um espaço de 50 anos, por exemplo, muita coisa de fato mudou em relação aos preconceitos para com a vivencia da sexualidade. Porém muita outras coisas (muitas mesmo) precisam caminhar para que exista uma convivência saudável entre as diferenças universais, diferenças que graças a Deus sempre irão existir. E que são, de grupos e mais ainda diferenças subjetivas e pessoais.

As pessoas que lutam pelos direitos (de ser) humanos como um todo, fica uma humilde sugestão. Não gastem a energia em causas tão pequeninas como um programa de tv. Torçam saudavelmente e utilizem-se do entretenimento que é a função principal do programa. É muito valido utilizar a discussão que o assunto trás para levar mais informação aos populares, já que sabemos que o alimento do preconceito é principalmente a ignorância. O combate angustiado só trás coisas ruins aos que assim o fazem. E o preconceito é combatido no dia a dia, devagar e sempre. AS grandes revoluções Trazem as questões, mas é no pouco a pouco que as coisas realmente acontecem.

Por fim a passos lentos se caminha para que um dia, coloridos, dourados, prateados ou preto e branco consigamos enxergar que somos todos iguais exatamente por nossas diferenças.

5 comentários:

MAGRELO DJ disse...

acho que ninguem esta merecendo esse dinheiro todo. fiquei sabendo que a globo esta negociando mais 6 edições de bbb. esse programa ja esta enjoando. pelo menos pra mim.

Daniel Braga disse...

Nossa, estou surpreso. Você realmente escreve muito bem, meus parabéns!

~Visite meu blog, dê sua opinião lá. Até a próxima.

*DB*

Cristiano disse...

Mesmo não sendo homofóbico *cof, cof* POR QUE uma pessoa preconceituosa e machista merece vencer alguma coisa? Sabe, sinceramente, não entendo.

Luiz claudio disse...

Otimo texto não tem mais o que acrescentar.

???????? disse...

??????????????????????????????????????????????????????????